Conheça as 5 maiores redes sociais e entenda como explorar cada uma delas em seu negócio

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*Por Gabrielle Ramos

Existem milhares de redes sociais no mundo – milhares MESMO. E você pode usar qualquer uma que quiser, porém, existem cinco delas que são as mais usadas pelas empresas e que têm alavancado o mercado. São elas: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e Google +. Mas, antes de ingressar em qualquer uma delas, você precisa analisar alguns pontos específicos como: qual delas seu público-alvo está concentrado, conteúdo relevante para a rede escolhida, se os valores da mídia são condizentes com os da sua empresa e, por fim, se você está preparado para encarar uma possível demanda que o canal irá te trazer.

Feito isso, vamos analisar uma a uma aqui para que você entenda melhor e saiba como explorar cada uma delas de maneira eficiente:

  • Facebook: é a rede mais utilizada no mundo e os brasileiros ocupam a quinta posição no ranking com mais usuários ativos na rede, ou seja, o Face é um celeiro de possíveis clientes/consumidores que você pode alcançar. Além disso, as ferramentas que ele disponibiliza são ótimas para segmentar o seu público. O canal também é ótimo para se comunicar com os clientes/usuários de sua marca.
  • Instagram: o sucesso desse canal é recente, mas atinge em cheio o que os brasileiros amam: imagens. A cada dia que passa, as pessoas têm menos tempo para ler e, sim, elas preferem conteúdos mais ágeis. Sejam apenas fotografias ou vídeos curtos. O Instagram também permite o patrocínio de conteúdo, fazendo com que sua marca alcance mais pessoas em menos tempo.
  • LinkedIn: apesar de não ser uma rede muito badalada, como as já citadas aqui, ela é conhecida como a rede social oficial dos negócios. Nela você encontra desde contratantes, empresas, investidores, novos funcionários e até novos clientes. O conteúdo também é diferente das outras, ou seja, totalmente formal. Você consegue entrar em grupos de debates, recomendações, suporte e análise de estatísticas.
  • Twitter: o mais famoso microblog do mundo permite que você interaja com seus seguidores com mensagens de apenas 140 caracteres. É um ótimo canal para ser usado como SAC, tirar dúvidas e criar relacionamento com seus clientes/usuários. Além disso, você pode incentivar e gerar engajamento por meio dos trending topics que ficam listados na ferramenta. São os assuntos mais comentados do momento e que podem te ajudar na hora de interagir com os seguidores.
  • Google +: a ferramenta pode não parecer atrativa de cara, mas sim, ela tem algumas particularidades que podem ajudar no seu negócio. Ela consegue analisar as visitas, interações, compartilhamentos e +1 recebidos em cada post. Além disso, tem total integração com serviços Google: todas as ferramentas são compatíveis, incluindo serviços como Gmail, Google Docs, GoogleMaps e até mesmo o Youtube.

Escolher uma ou mais de uma rede para expor sua empresa não é uma tarefa simples, leva tempo e precisa de planejamento adequado assim que a rede for escolhida. Porém, elas têm provado seu valor todos os dias e com certeza serão uma alavanca para ajudar no sucesso de seu negócio. Aposte em mídias sociais 😉

*Gabrielle Ramos é jornalista formada desde 2012 na Universidade Nove de Julho, com especialização em Marketing Digital pela E-commerce School e Mídias Sociais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Com 08 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Planejamentos Estratégicos e Mídias Sociais na PiaR Comunicação.

 

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