EXISTEM N REDES SOCIAIS. SERÁ QUE VOCÊ TEM MESMO QUE ESTAR EM TODAS ELAS?

finger-769300_1920

* Por Gabrielle Ramos

Existem milhares de modelos de negócios – on e offline. O que podemos afirmar com toda certeza é que independente de qual é o seu tipo, você precisa estar nas redes sociais. Criou-se na internet a nova “vitrine” do mercado, onde as pessoas não só conhecerão seu negócio, como opinarão, compartilharão e, sim, também farão reclamações, não tem escapatória.

Mas diante desse cenário, nos deparamos com milhares de redes sociais para escolhermos. E qual é a certa para o seu negócio, você sabe? A primeira coisa que todo empreendedor precisa saber para ingressar nas mídias sociais é ter seu público-alvo muito bem definido. Segundo ponto: Quais redes sociais essas pessoas utilizam?

Estudar o ambiente online em que os seus consumidores se encontram é um ponto de extrema importância. Como eles se comportam também. Estar na rede por estar, não vai trazer os resultados esperados. A partir daí você precisa definir o que seu negócio precisa: vendas? Engajamento? Definido isso, aí sim escolha qual canal é o melhor para sua empresa.

Alguns tópicos importantes que precisam ser analisados antes de escolher qual rede social é ideal para o seu negócio:

  • Tamanho: números são atrativos, sabemos disso, mas nem sempre esses números fazem sentido para o seu negócio. É preciso analisar qual fala com seu público-alvo e se é possível passar a mensagem por meio da rede escolhida, independentemente do tamanho dela.
  • Ferramentas: analise o que a rede social disponibiliza para que você atinja seu público. Outro ponto importante é, veja se o seu público alvo é adepto dessas ferramentas também.
  • Objetivo: qual é o da sua empresa? Engajar? Fidelizar? Recrutar pessoas? Cada rede social tem uma peculiaridade e precisa ser estudada antes de ser ativada. Se o seu objetivo for diferente do que o que a rede oferece, de que adianta usá-la?

Uma dica importante: Invista em uma rede, conheça e potencialize seus resultados dentro dela. Depois comece a migrar para outras.

*Gabrielle Ramos é jornalista formada desde 2012 na Universidade Nove de Julho, com especialização em Marketing Digital pela E-commerce School e Mídias Sociais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Com 08 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Planejamentos Estratégicos e Mídias Sociais na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: