2016 – UM ANO DIFÍCIL DE DEFINIR

1-adeus-ano-velho

*Por Renniê Paro

Acredito que seja do senso comum a sensação de que 2016 foi um ano difícil de definir. Digo isso porque, em linhas gerais, passamos por mudanças nunca antes vistas no país: instabilidade e engajamentos políticos, o aumento à cultura do ódio sobre quem pensa diferente, pessoas donas de suas verdades, empresas fechando as portas, startups crescendo em áreas antes poucos exploradas, perdas inestimáveis (pessoais e mundiais), enfim…um ano no mínimo intenso.

Para nós, não foi diferente. Claro que todos fomos impactados pelos eventos e acontecimentos que citei anteriormente, mas também por outros, em menor escala. Se pudesse resumir o ano, diria que o que pude observar é que há uma verdadeira desinformação no mercado sobre o real papel de uma agência de comunicação.

Vimos pessoas (incontáveis) confundindo PR com uma empresa de geração de leads ou mesmo “responsável” por gerar vendas diretas; vimos casos de startups que não eram assim tão disruptivas, mas que não entendiam quando passávamos esse feedback (este, vindo dos próprios jornalistas); vimos gestores que não apostam de forma inteligente em seus times internos. Enfim, podemos dizer que “vimos” muitos comportamentos e pedidos atípicos.

Acho que isso foi um pouco consequência do momento econômico do país, onde todo mundo quer gastar menos e ter resultados imediatos. Mas com PR, Social Media ou Consultoria a coisa não funciona assim. Como já dito antes, nosso papel é de curador da reputação de sua marca e não de diretores comerciais.

2016 foi um ano intenso e de ações inesperadas, onde tivemos que nos virar nos menos de 30 segundos (rs). Mas o saldo é positivo! Que 2017 seja um ano de menos turbulência e mais inteligência. Vamos apostar e gastar energia em ações que sejam, de fato, estratégicas no dia a dia, e não apenas da porta para fora 😉

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Gerente de Comunicação na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: