AGÊNCIAS DE MARKETING SE TORNARAM DIGITAIS. O QUE ACONTECERÁ COM AS AGÊNCIAS DE PR?

marketing-digital

*Por Renniê Paro

Não é novidade para ninguém que já vivemos a era do pós digital. Não há mais a possibilidade de voltarmos a levar nossas vidas de maneira “analógica” e isso tem impactado todas as áreas, mesmo as mais resistentes. Claro que na comunicação não seria diferente.

Dentro das disciplinas que fazem parte desse segmento, a área de marketing, por exemplo, passou por mudanças drásticas nos últimos anos, inclusive com o surgimento de agências especializadas no ambiente digital. Essas empresas passaram apenas de “criação” para uma célula de inteligência estratégica em anúncios online.

Minha pergunta é: se as agências de marketing tiveram que se reinventar para entender as necessidades de clientes (e clientes de clientes) cada vez mais exigentes e digitais, porquê a mesma lógica não deveria ser aplicada para as agências de PR?

A resposta exata ainda não tenho, mas meu palpite é que caso as assessorias de imprensa não entendam que seu papel mudou e, claro, como isso impacta diretamente a forma como ela atua no mercado, perderão cada vez mais espaço para empresas que sejam mais abertas à modelos que sejam flexíveis às necessidades dos clientes.

Será que o modelo “imersão + briefing + release + exclusiva” ainda é o mais eficiente? Será que implementar cada vez mais processos internos é o caminho? Será que o tão famoso follow ainda surte resultados?

Sim, são muitas perguntas e quase nenhuma resposta efetiva. Mas vale a reflexão. Acredito que ao termos à nossa disposição tantas ferramentas tecnológicas, as agências de PR precisam desapegar do que funcionava há 15 anos e passar a acreditar em modelos cada vez menos centralizadores e mais ágeis, atuando (como as agências de marketing digital souberam fazer) como uma verdadeira célula de inteligência para seus clientes.

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Gerente de Comunicação na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: