TIER 1, 2, 3 – VOCÊ SABE O QUE É E ONDE SUA MARCA DEVE ESTAR?

*Por Juliana Gusmão

Com certeza você já escutou sua assessoria dizer “conseguimos uma publicação tier 1” ou “temos uma entrevista importante para um veículo tier 2”, ou até mesmo, “para a divulgação desse material, o foco será nos veículos tier 3”. A pergunta que fica é a seguinte, você sabe qual é o significado de cada um e onde sua marca deve estar?

É muito simples! Aqui na PiaR, por exemplo, nós dividimos os tiers da seguinte forma – mapeamos como Tier 1 os veículos de grande circulação, como Folha de S. Paulo, Estadão, Exame.com, UOL, Valor Econômico, programas de TV, entre outros; como Tier 2, aqueles regionais como, O Globo, Estado de Minas, Extra, O Tempo, entre outros; e como Tier 3, os veículos de nicho ou específicos de cada segmento como o Propmark, Meio & Mensagem, Ti Inside, Startupi, E-commerce Brasil, Cliente SA, etc. Claro que essa divisão varia de assessoria para assessoria.

Quando falamos sobre estratégia de divulgação, isso depende muito de cada cliente e das informações que teremos em mãos. Por exemplo, a empresa recebeu um aporte no valor de R$ 20 milhões ou fechou uma parceria milionária com uma grande empresa de seu setor – a melhor estratégia para essa divulgação é tentar os cadernos de negócios dos grandes veículos, ou seja, tier 1. Assuntos como lançamento de novos serviços, contratações de executivos importantes, expansão do negócio ou artigos de opinião – podem ser divulgados em veículos tier 2 e 3, dependendo do público que a empresa deseja impactar.

Para finalizar, aqui vai uma dica importante – sair em grandes veículos requer informações importantes, como números ou dados de mercado. Por isso, procure passar um briefing com dados completos para sua assessoria de imprensa avaliar o que é ou não relevante divulgar na imprensa e qual a melhor estratégia a seguir – seja ela em veículos tier 1, 2 ou 3. A união entre os dois lados é essencial para que o trabalho de PR dê certo, impacte o maior número de pessoas e traga retorno para a empresa.

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com 3 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Comunicação na PiaR Comunicação.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: