MÉTRICAS EM PR. O QUE FAZER?

contas

*Por Renniê Paro

Não sei vocês, mas quem trabalha com PR (e comunicação de modo geral) sofre demais com um problema que, aparentemente, não tem solução. Como mostrar em números os resultados de um trabalho que consiste em criar endosso, reputação e branding?

Existem no mercado algumas métricas, mas que não têm convencido muito os clientes – e nem a nós mesmos. A tal centimetragem, onde medimos o tamanho da matéria e falamos para o cliente que se ele tivesse que pagar por aquele espaço seria X mil reais, até fazia sentido há alguns anos. Porém, o perfil dos clientes mudou e, claro, suas exigências.

Dentro de uma startup, o que mais importa são seus números, ou seja, métricas que mostrem o quanto o negócio está validado no mercado em que está inserido. Por isso, a área de PR entra nessa dança dos números, mesmo sendo uma ciência humana – e sem essa de “sou de humanas, não faço contas”.

O que tenho observado (e me matado de pesquisar, sem sucesso até o momento) é que precisamos encontrar uma fórmula onde possamos mostrar por X+Y que vale a pena o investimento em PR. Ah, quero deixar claro aqui que atrelar o resultado a geração de leads ou assinaturas de contrato de novos clientes não é justo, ok? O foco do serviço de assessoria não é a geração de leads, e sim de auxílio no bom posicionamento de sua marca.

Então deixo aqui um pedido de ajuda. Você já pensou em alguma fórmula que pudesse metrificar os serviços de PR? Compartilha suas teorias com a gente 😉

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Gerente de Comunicação na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: