PAUTA SOBRE SUA MARCA VS. PAUTA DE MERCADO

typewriter2

*Por Juliana Gusmão

Quando falamos sobre publicações nos mais diversos veículos, um dos primeiros pontos de atenção deve ser a pauta. Com certeza sua assessoria de imprensa já te auxiliou a trabalhar com uma pauta sobre sua marca e outra relacionada a seu mercado de atuação. Mas, a pergunta que fica é – você sabe qual a diferença entre as duas?

Fazendo uma breve introdução do que é uma pauta, ela reúne as informações necessárias para aguçar a curiosidade do repórter. Se houver interesse, ele irá apurar as informações, entrevistar os envolvidos e publicará a matéria. Quando sua agência de PR propõe trabalhar uma pauta referente a sua marca, por exemplo, isso engloba pegar as informações importantes sobre um determinado assunto que envolva a empresa e tentar cavar um espacinho nos veículos relevantes para a marca. Dessa forma, seu assessor irá ligar para o jornalista, vender a pauta e se houver interesse, marcará uma entrevista.

Quando sugerimos uma pauta de mercado e pedimos dados mais concisos, como número de crescimento, faturamento, porcentagens, é porque os veículos de negócios que costumam pautar esses assuntos dão uma atenção maior às pautas mais completas, que tenham um dado interessante e que convença o jornalista a elaborar uma matéria maior sobre o assunto. Além disso, ficar atento a tudo que acontece no segmento de atuação dos clientes é muito importante, pois qualquer dado importante pode ser utilizado para compor uma próxima pauta.

Hoje, além das ferramentas de divulgação release, artigos e notas, nós também trabalhamos com as sugestões de pauta para ampliar ainda mais as possibilidades de divulgação do cliente. Nós assessores temos todas as ferramentas necessárias para fazer de você um especialista em seu mercado de atuação, seja com uma pauta sobre sua marca ou uma maior de mercado. Afinal, nosso objetivo é ajudar na exposição da sua empresa nas mídias que são relevantes para seu negócio e que impactam seu público-alvo.

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com 3 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Comunicação na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: