TENDÊNCIAS DE PR: O QUE PODEMOS ESPERAR?

12-questionamentos-que-toda-mulher-deveria-se-fazer-ao-menos-uma-vez

*Por Juliana Gusmão

Nos últimos anos, acompanhamos o lançamento de diversas tendências de mercado. Assim como a comunicação muda para se adaptar as necessidades e preferências do público, as atividades de PR também estão em constantes evolução.

Nesse jogo corporativo, enquanto vemos muitos executivos se estabelecendo como influenciadores e sendo ouvidos não só em seu mercado de atuação, também vemos muitas empresas e meios de comunicação buscando novos modelos de negócios e formas para conquistar mais receita e espaço nas mídias. Afinal, ficar à frente dos concorrentes é primordial para qualquer empresa que pretende conquistar o sucesso e reconhecimento.
Por isso, resolvi listar abaixo algumas tendências de PR e insights que poderão fazer a diferença no mercado:

1- Native Advertising: como vimos em muitas matérias e artigos, a publicidade nativa vem se fortalecendo no mercado com alguns cases de sucesso. A proposta de publicar conteúdo editorial em grandes websites
com informações úteis é uma forte tendência e a grande sacada para o próximo ano. Essa estratégia fortalece sua liderança de pensamento entre o público e aumenta o alcance do seu conteúdo entre outras audiências;

2- Integração com mídias sociais: cada vez mais vemos que as redes sociais vêm ganhando espaço nos trabalhos de PR e, consequentemente, gerando mais visibilidade e bons resultados para empresa. A mídia social tornou fácil o acesso das pessoas às marcas, como um canal de relacionamento bilateral. Diferente de um anúncio televisivo, um post no Facebook ou em outras redes sociais, permite que as marcas acompanhem de perto a repercussão gerada entre o público. Por isso, invista em conteúdos específicos para cada plataforma seja, Facebook, Instagram, SnapChat ou Twitter. Mas lembre-se, antes de postar qualquer notícia nas redes sociais, converse com seu assessor e alinhe a melhor estratégia;

3- Combine ferramentas de PR e Social Ads: Do que vale trabalhar meses e meses em uma pesquisa totalmente inovadora em seu setor, criar vários formatos de conteúdo ricos em elementos visuais e com informações muito relevantes, se ao final todo esse trabalho não atingir seu público-alvo? A sensação é que seu tempo e investimento foram por água abaixo, certo? Combine ferramentas de Relações Públicas tradicionais com as novas abordagens digitais. Por exemplo, um press release é uma ferramenta tradicional para conquistar mídia espontânea, mas se promovido também na mídia social, ele atingirá um público muito maior;

4- Gestão de reputação nos canais online: A internet é uma forte ferramenta para reforçar seu posicionamento e crenças, além de ser um dos principais pontos de contato com seu público. Hoje, os profissionais de Marketing e PR estão acostumados a gerir a reputação de suas empresas e clientes, afinal uma boa reputação é sinônimo de negócios à longo prazo e gera mais confiança para o público.

Para finalizar, acredito que para os próximos anos, vamos encontrar empresas, agências de PR e marcas cada vez mais antenadas nas tendências e mais alinhadas quando o assunto é comunicação. Cabe ao cliente saber diferenciar, escolher e investir na estratégia ou serviço que trará um retorno mais eficiente para seu negócio.

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com 3 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Comunicação na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: