MUITO CACIQUE PARA POUCO ÍNDIO

muito-cacique-pra-pouco-indio

*Por Renniê Paro

Essa frase é muito antiga e nunca fez tanto sentido. Vivemos tempos em que reputação é a moeda de troca mais valiosa para todas as marcas e isso inclui, claro, as startups. Nos últimos anos tenho observado um comportamento se repetir quando falamos de PR.

Geralmente, a empresa (micro, pequena, média, grande ou gigante) possui um porta-voz. Esse profissional é “a cara” da startup. A imagem dele e o que ele fala passam a representar os valores, comportamentos e comprometimentos da empresa. E isso, claro, gera uma exposição de imagem para esse profissional.

Aí que entra a célebre frase “Muito cacique para pouco índio”. Quando dentro da startup duas ou mais pessoas passam a responder pela empresa e querem direcionar a comunicação, é bem provável que haverá um grande ruído, gerando possíveis problemas de divulgações. Quais?

– Comunicação confusa e dúbia;

– Demora na liberação de materiais para a imprensa, impactando diretamente os resultados;

– O atendimento fica “perdido” e se sente sem direcionamento;

– Os resultados não são assertivos, gerando frustrações em ambos os lados (cliente e atendimento).

Por isso é tão importante que as startups entendam a relevância de uma interface única para aprovação de materiais, agilizando todo o processo e fazendo com que esse fluxo seja cada vez mais eficiente. Escolha apenas um “cacique” e deixe que ele delegue as tarefas para todos os índios da tribo. Com as atividades bem distribuídas e claras, cada um entende seu papel no processo de comunicação e consegue entregar melhores resultados.

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Gerente de Comunicação na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: