INTELIGÊNCIA É A PALAVRA DA VEZ

inteligencia-500x325

*Por Renniê Paro

Vocês já devem ter reparado que de tempos em temos surgem “palavras-chaves” ou expressões para os mais diversos mercados. 3D, real time, full service, 360º, Big Data, realidade aumentada, entre N outras. Depois de algumas conversas com profissionais da área de comunicação e também na sala de aula da pós graduação, percebo que há uma crescente presença da palavra INTELIGÊNCIA em todas as rodinhas de pessoas e profissionais ligados à inovação, tecnologia e, por que não, de comunicação.

Tenho notado, cada vez mais em nosso dia a dia, que os clientes que chegam até nós querem cada vez menos processos e mais inteligência de comunicação (sim, COMUNICAÇÃO, e não Assessoria de Imprensa única e exclusivamente). O desafio de nosso setor tem sido cada vez menos os “como fazer” do que o “o que fazer”.

Se for apenas para escrever um release, artigo ou nota (não importa o formato), o cliente simplesmente não precisa mais dos assessores de imprensa. O que hoje é procurado – e, na minha opinião, pouco encontrado – é um verdadeiro plano estratégico de comunicação integrada. A comunicação deixou de ser apenas um canal para comunicação dos bem-feitos de uma empresa, e passou a ser uma parte importante para a geração de negócios (e quando dizemos negócios, leia-se impacto positivo no faturamento).

Isso é possível? Como os profissionais de comunicação devem desenvolver esse novo formato de serviços? Essas são as questões que permeiam as reuniões nas agências de comunicação e, claro, a cabeça dos clientes (empresas grandes, startups earlier stages ou já em fase de tração). E aí, como anda a inteligência na sua agência de comunicação?

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Gerente de Comunicação na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: