MINHA MARCA JÁ É CONSOLIDADA. POR QUE DEVO APOSTAR EM UMA CONSULTORIA DE COMUNICAÇÃO?

slider03

*Por Renniê Paro

Curiosidade, Ideação, Operação e Tração. Essas são as quatro fases de uma startup no Brasil. Como definição, segundo a ABStartups – Associação Brasileira de Startups, a fase de tração é quando há um crescimento do negócio, ou seja, o último processo que a startup passa antes de ser considerada uma empresa consolidada. Neste momento, o empreendedor sabe qual é o seu produto, quanto custa adquirir um cliente e já teve um investimento. É na fase de tração que o negócio mostra se tem potencial ou não de crescimento.

É nesse momento que você – empreendedor – pode pensar: poxa, já passei por muitos desafios e hoje, graças ao meu esforço, consegui criar uma marca consolidada no mercado em que atuo.  E aí vem essa equipe de comunicação me propondo participar de um processo de Consultoria, para só depois partir para PR. Eu já sei tudo que precisava!

Quando a gente chega e propõe que sua startup participe de uma consultoria, não significa que achamos que sua marca e/ou produto não seja boa. O que acontece é que estamos lidando com jornalistas o tempo todo e procuramos acompanhar o que acontece no mercado de comunicação. Por isso, sabemos, de forma geral, que tipo de produto/solução estaria “pronto” para atuar na mídia.

Quando propomos o processo de consultoria nossa ideia é dar um passinho para trás, para depois dar dois para frente. Queremos, juntos, estudarmos e mapearmos o que pode, ou não, funcionar e propor mudanças (se preciso) para que sua marca comece a trabalhar com PR de forma eficiente.

Portanto, não se sinta mal caso um profissional de comunicação oferecer os serviços de consultoria, ao invés de PR propriamente dita. A ideia é fortalecer a base de sua marca para depois partir para as mídias estratégicas.

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Gerente de Comunicação na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: