POR QUE É IMPORTANTE QUE SEU ASSESSOR DE IMPRENSA ACOMPANHE SEUS PASSOS?

seguir-crisis

*Por Juliana Gusmão

Acredito que a maioria de vocês já escutou a seguinte frase “irei te acompanhar nesse almoço de relacionamento”. Esse hábito é muito comum entre as assessorias de imprensa e os clientes. Porém, alguns deles não curtem serem acompanhados pelo seu assessor – o motivo, não sabemos. A verdade é que isso é recorrente no nosso dia a dia, mas também muito importante para o desenvolvimento de novas atividades de PR.

Alguns clientes, principalmente os que iniciaram no mercado recentemente, até entendem sobre a importância da presença do seu assessor em todos os lugares, seja em evento, café de relacionamento, entrevista, entre outros. Acredito que isso aconteça por causa da falta de familiaridade com as ações de PR. Ou seja, a presença do assessor causa uma segurança nas atividades desenvolvidas. Por outro lado, os clientes mais experientes se irritam um pouco, pois acreditam que já conhecem “o caminho das pedras” e podem conduzir um bate-papo com o jornalista tranquilamente.

Concordo que alguns clientes, aqueles mais “maduros”, podem sim conduzir uma entrevista sozinhos, mas acredito que seja importante a presença do assessor e vou explicar porque. Quando realizamos uma imersão, o cliente explica como funciona a empresa, quais são as palavras-chaves, seu público-alvo e qual direcionamento deseja seguir. Porém, quando acompanhamos um encontro ou uma entrevista, conseguimos captar informações que antes não sabíamos, ou entender qual o pitch de cada cliente. Dessa forma, fica mais fácil e claro para nós, na hora de desenvolver uma pauta, ou escrever um novo material.

Portanto, fica a dica! Quando seu assessor falar que vai te acompanhar não fique bravo e entenda que é uma praxe de trabalho. Um encontro pode ser muito produtivo e seu assessor pode aproveitar para ter novas ideias, parcerias, estratégias e pautas. Lembre-se: assessoria de imprensa e cliente devem sempre andar juntos, criando e alinhando as melhores estratégias para cada canal e aproveitando todas as oportunidades que encontros proporcionam.

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com 3 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Comunicação na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: