ASSESSORIA DE IMPRENSA E REDES SOCIAIS – UMA UNIÃO DE SUCESSO

People communication vector

*Por Juliana Gusmão

Entre as inúmeras transformações que a assessoria de imprensa enfrentou com as inovações tecnológicas, uma das mais marcantes, aconteceu com o surgimento das redes sociais. Com o crescimento de tantas novidades, as pessoas passaram a consumir conteúdo também pelas plataformas interativas. Por isso, surgiu a necessidade do assessor entender esse contexto, gerar e gerenciar conteúdo web, com o propósito de criar estratégias que ajudassem os clientes a impactar seu público também nas redes sociais.

Para fazer um contexto geral, hoje, o papel da assessoria de imprensa vai muito além do que apenas escrever releases, sugestões de pautas e artigos. A nossa visão tem que ser cada vez mais abrangente, atender e amparar todos os clientes, fazendo uso dos principais meios de comunicação para alavancar suas publicações e atingir seu objetivo final, ou seja, impactar seu público-alvo.

É importante entender que a construção da imagem vai além do conteúdo publicado nas revistas, jornais e TV’s. É preciso integrar as diferentes mídias e desenvolver uma única imagem a ser passada em todos os meios. Afinal, hoje o público está cada vez mais conectado e ligado a tudo que acontece com a marca/empresa, não importa em qual canal de comunicação.

Os 140 caracteres do twitter, por exemplo não são capazes de definir uma empresa, porém ajudam uma marca a participar ativamente no dia a dia do consumidor. A matéria publicada em um jornal impresso pode não ter espaço para a interação com o público, mas ganha essa opção na página do Facebook. A integração da assessoria com as redes sociais, se feita da forma correta, pode ser uma união de sucesso e um diferencial necessário para alcançar efetividade na comunicação.

Com todas as mudanças no setor, algumas assessorias adotaram como estratégia pulverizar as redes sociais para ter um alcance maior na divulgação. Por exemplo, nós da PiaR, costumamos sempre publicar em nosso Facebook as principais matérias dos nossos clientes. Dessa forma, além de impactar diversos públicos com a notícia publicada, quando colocamos na rede social damos a oportunidade do assunto ser compartilhado e curtido por diversas pessoas, aumentando assim, o alcance e o número de visualizações.

Para finalizar, deixo aqui um ponto importante. Quando tiver uma notícia exclusiva (lançamentos, aportes, parcerias, entre outros) que tem o potencial de “bombar” na mídia, segure a ansiedade e converse com sua assessoria de imprensa antes de pulverizar nas redes sociais. Uma vez publicada nesse canal, os grandes veículos deixam de ter interesse no material por não ser mais exclusivo. Portanto, lembre-se: assessoria de imprensa e rede social devem sempre andar juntos, criando e alinhando as melhores estratégias para cada canal.

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com 3 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Comunicação na PiaR Comunicação.

 

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