Assessor de imprensa não pode garantir publicação

jornal impresso

*Por Renniê Paro

Ok, já falamos de muitos aspectos que envolvem uma assessoria de imprensa e também da sua relação com a equipe de PR para atingir resultados positivos. Dentre eles, quero destacar nesse post um muito importante: o assessor de imprensa não pode garantir uma publicação!

Vamos repetir apenas para ficar mais claro e para podemos discutir sobre isso: o assessor de imprensa não pode garantir publicação (e caso alguém fale o contrário, desconfie). Como já dito antes, nosso trabalho consiste em criar relacionamentos duradouros e isso não se constrói do dia para a noite.

Você não conhece uma pessoa em um dia e a pede em casamento no dia seguinte, correto? Vocês se conhecem, estabelecem uma relação de confiança, criam “histórias juntos” e só depois partem para um casamento. Com comunicação é a mesma coisa (claro que em proporções diferentes), mas a lógica é a mesma.

Não pense, nem por um segundo, que ao contratar uma agência de PR, você estará nos principais veículos no dia seguinte. É um processo moroso e requer estratégias assertivas. E mesmo assim, caso você não tenha uma notícia, não adianta espremer sua assessoria que milagres não serão realizados. Não adianta vir com um “mas não estamos saindo na mídia e meu concorrente sim”, caso você não tenha, de fato, novidades para contar ao mercado.

Fica aqui então um exercício: você tem notícias para contar? você pode, de fato, ajudar a imprensa e seus leitores com suas soluções?  Sim? Então vamos nessa! Caso contrário, vamos parar e pensar, em conjunto, quais são as informações que podemos levar para a grande mídia e posicionar sua startup no segmento em que ela está inserida.

Lembrando: assessor não é mágico (apesar de às vezes parecer), portanto quanto mais informações relevantes você puder passar para ele, melhores serão seus resultados na mídia.

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Comunicação na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: