TIMING É TUDO!

Timing-is-everything

*Por Renniê Paro

Sim, sei que esta frase é um tanto clichê, mas é uma verdade! Timing é tudo em N situações e na comunicação ele se torna ainda mais importante. Poderia ficar aqui falando sobre como essa questão funciona no dia a dia, mas acredito que trabalhar com exemplos pode ser ainda mais produtivo para repensarmos sobre o assunto. Então vamos lá…

Sua empresa vai participar de uma grande feira de negócios em São Paulo. E, claro, você costuma fechar o contrato de participação com meses de antecedência, então porque não avisar sua equipe de PR com meses de antecedência também? Dessa forma, a assessoria terá tempo o suficiente para elaborar uma estratégia de atuação mais assertiva e, consequentemente, conquistar mais espaços na mídia.

Quer outro exemplo? Nós estamos em contato constante com jornalistas de diferentes editorias. Eles, tanto quanto nós, trabalham com prazos muito apertados e tudo é “para ontem”. Então, quando seu atendimento de PR ligar ou mandar um e-mail com uma oportunidade de participar de uma matéria, preste muita atenção aos prazos. Tenha a certeza de que nós já negociamos ao máximo com o jornalista, então, se você não gosta de perder oportunidades na mídia, coloque a imprensa como um item prioritário em sua agenda.

Outro ponto interessante a se observar são pautas casadas. Essas oportunidades se tratam de participação em matérias que envolvem outros players de seu mercado e, para elas, é ainda mais importante ser o mais rápido possível. Quando nós pedirmos cases ou informações para essas pautas, é interessante que você nos passe o quanto antes, para termos mais chances de participação. Em termos mais gerais, quem envia as informações no último minuto do deadline corre o grande risco de ficar de fora! (e depois não vale reclamar rs).

Enfim, todos esses exemplos são apenas situações que já presenciamos na PiaR e que reforçam o quanto estar atento a prazos é importante e tem impacto direto no resultado final da estratégia de PR. Por isso, não pense “nossa, como esses caras são chatos”, além de ser apenas o nosso trabalho, queremos que você e sua marca estejam cada vez mais na mídia de forma positiva, por isso tamanha a nossa pentelhação.

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Comunicação na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: