ARTIGOS – COMO VIRAR REFERÊNCIA EM UM MERCADO

como-escrever-um-artigo-perfeito-escrever-artigo

*Por Renniê Paro

Como já falamos algumas (muitas) vezes aqui no Ninho de Jornal, os jornalistas recebem centenas de e-mails com sugestões de pautas, releases, notas e, claro, artigos. Cada um deles serve a um propósito e usa de uma forma de linguagem diferente e particular. Quando sua assessoria de imprensa tiver como estratégia te colocar como referência em um segmento específico, talvez a melhor alternativa seja apostar na criação de artigos.

Por meio dessa ferramenta (não confunda ferramenta com estratégia, e também já falamos sobre isso), é possível discorrer sobre os mais diversos assuntos correlacionados ao ecossistema em que sua empresa está inserida. Além disso, como é sempre escrito em primeira pessoa, torna-se uma forma mais leve e descontraída de abordar temas delicados ou polêmicos, gerando também maior empatia por parte de quem te lê.

Vale lembrar que escrever apenas um artigo e “largar” o processo de lado não é estrategicamente inteligente. É preciso ter recorrência e abordar aspectos novos sobre temas que o mercado costuma discutir. Além disso, por meio deles você conseguirá deixar claro que está sempre antenado com as principais tendências do seu setor em todo o mundo.

Claro que cada artigo ganha uma forma específica e única de linguagem, visto que segue o que está na cabeça do autor, e não abordará, se forma “seca” apenas produtos ou serviços. Mas como dica, é sempre interessante contextualizar seus artigos com dados de mercado, citando as fontes consultadas.

Por fim, acredito que essa é uma tendência que vemos crescer diariamente na agência e que pode ser uma ótima opção de divulgação. Afinal, muitas vezes é mais interessante mostrar o mercado com seus avanços e problemas, e como sua empresa está inserida nele, do que apenas falar sobre como seus produtos e serviços são brilhantes. Pense nisso 😉

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Comunicação na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: