COMUNICAÇÃO E GESTÃO DE CRISE

economia-criativa

*Por Gabrielle Ramos

Crise não é só coisa para grandes empresas – startups podem passar por isso. E essa palavra é assustadora, não é mesmo? Mas fique calmo – se ela aparecer por ai, sua assessoria de imprensa está aqui para cuidar de tudo. Primeiro ponto: você precisa saber que de nada adianta construir uma marca forte no mercado, se você não souber lidar com possíveis problemas diante da imprensa. Uma crise mal resolvida pode levar todo o seu trabalho por água abaixo.

Pensando nisso, resolvi listar alguns pontos importantes que toda empresa deve saber antes de enfrentar uma crise:

Mantenha a calma: seu telefone vai começar a tocar sem parar, suas redes sociais vão bombar, vai parecer o início da terceira guerra mundial, mas tenha calma. Primeiro: não converse diretamente com a imprensa. Passe as ligações e os e-mails para sua agência e deixe que ela acompanhe cada entrevista para que não haja ‘ruídos de comunicação’.

Alinhe o discurso: Converse com sua assessoria e alinhe todo e qualquer ponto antes de falar com a imprensa. Jamais use um discurso e depois outro – isso fará com que a crise se agrave cada vez mais. O ideal é que assim que o problema estourar você fale imediatamente com o seu assessor para que ele te oriente e te diga como agir diante da situação.

Centralize a comunicação: Mesmo que em seu negócio mais de uma pessoa responda pela empresa, o ideal é que vocês escolham um único porta-voz que responda as solicitações da imprensa. Quando diferentes pessoas falam com jornalistas, é muito mais fácil que o assunto seja distorcido. Procure sempre centralizar para que não haja esse tipo de problema.

 Jamais responda a provocações: A internet deu voz ao público e isso nem sempre é bom. Diante de uma crise, podem surgir provocações por meio de redes sociais – tenha cuidado! Caso você tenha uma equipe de social media, oriente-os para que eles respondam apenas críticas construtivas e sempre de maneira muito bem educada. Em hipótese alguma entre em discussões com os internautas e muito menos use linguagem imprópria. Não deixe o sangue quente falar mais alto, isso com certeza lhe trará outros problemas ainda maiores.

Crises acontecem e precisam ser levadas a sério e tratadas com cuidado. Lembre-se sempre de que não é preciso se desesperar, apenas converse e alinhe o discurso com sua assessoria e deixe que eles cuidem de tudo para você, eles com certeza sabem o que estão fazendo.

 *Gabrielle Ramos é jornalista formada desde 2012 na Universidade Nove de Julho, com especialização em Marketing Digital pela E-commerce School e Mídias Sociais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Com 08 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é responsável por Planejamentos Estratégicos e Conteúdo na PiaR Comunição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: