VOCÊ CONHECE AS PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE ASSESSORIA DE IMPRENSA?

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*Por Renniê Paro

Já falamos aqui no blog sobre planejamento, a importância de veículos de nicho, qual o melhor momento para contratar uma agência de PR e também como uma agência  pode ajudar no posicionamento de uma marca. Porém, será que você conhece quais são e como funcionam as principais FERRAMENTAS de uma assessoria de imprensa – sim, em letras grandes para deixar claro que ferramentas não são estratégias 😉 (falaremos sobre isso mais para frente).

No dia a dia de uma agência de PR, os atendimentos podem fazer uso de uma série de “soluções e formatos” para atender, de forma assertiva, as necessidades de cada cliente.

Vou listar aqui algumas delas e como funcionam:

RELEASE: é uma espécie de texto que segue algumas regras e estrutura jornalísticas. Ele é sempre usado como base para o envio de informações para a imprensa (e não exatamente o que será publicado na matéria).

Ele sempre deve conter um título, com no máximo 2 linhas e sempre é preciso transmitir uma notícia relevante. A linha fina (que vem logo abaixo do título) deve ter uma informação complementar a ele.

O lead é o primeiro parágrafo. Nele deve conter as principais informações do texto, ou seja: quem, o que, como, quando, onde e porque.

SUGESTÃO DE PAUTA: é um “bate papo” com o jornalista sobre um determinado tema. Nela você propõe uma matéria “completa”, ou seja, é preciso dados de mercado para contextualizar a pauta e esugere que diferentes empresas sejam ouvidas sobre o mesmo tema.

Ex: existe no Brasil uma indústria de reviews falsos, que acaba prejudicando tanto a loja online, quanto o consumidor final, que se sente enganado. Essa indústria movimenta cerca de xx reais por ano no país e faz com que o ecossistema de e-commerce perca xxx mil reais. Para ajudar a aprimorar o mercado de e-commerce nacional, a Trusvox atua na veracidade do reviews por meio de uma plataforma única no mercado.

 ARTIGO: é um texto corrido e escrito em primeira pessoa. É como se você estivesse falando direto ao leitor. Sempre aborda temas de mercado e nunca pode falar diretamente de sua empresa, serviço ou produto. A proposta é provocar a reflexão sobre um tema do segmento em que você atua e transformar o autor do artigo em uma referência em sua área.  Ponto relevante: nunca tem quote (aspas)

ENCONTROS DE RELACIONAMENTO: são realizados para aproximar o porta voz da empresa dos jornalistas de seu interesse. Com isso, a ideia é fazer com que ele conheça sua história, sua empresa e, quando surgir uma oportunidade, encaixe sua marca nas matérias que estiver desenvolvendo.

NOTA: É um pequeno texto, de no máximo dois parágrafos, com as informações mais importantes dispostas de forma simples e direta. Nunca tem linha fina e pode, ou não, ter aspas.

Essas são apenas algumas das ferramentas que usamos para colocar em prática as estratégias de divulgação da marca de cada cliente. Podemos usar apenas um ou duas, todas ao mesmo tempo ou nenhuma. Como já dissemos anteriormente, todas as estratégias são customizadas e seguem alinhadas com o objetivo de cada empresa.

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Comunicação na PiaR Comunicação.

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