A FORÇA DOS PEQUENOS

Por Renniê Paro

Branca de Neve - Disney - Mestre

Quando uma empresa contrata uma assessoria de imprensa, ela aposta que sua marca será bem trabalhada e, claro, que conseguirá um aumento na geração de leads. Outro desejo comum das empresas e startups é a veiculação de seus produtos ou serviços nos grandes veículos.

Quando falamos de tais meios de comunicação, podemos listar os top 5 de São Paulo, por exemplo, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Valor Econômico, Revista IstoÉ Dinheiro e Veja – isso tratando-se apenas de impressos de ampla circulação.

Porém, será que essa é a estratégia correta para a sua startup? Será que o público que consome seus produtos ou aposta em seus serviços tem o hábito de ler essas publicações? Fazer um exercício constante de definição das personas que são estratégicas para você é de suma importância para o sucesso do plano de comunicação.

Acredito que, de uma forma quase “natural”, os CEOs e fundadores de startups tendem a desejar os big hits, mas muitas vezes os pequenos portais ou sites especializados podem ser grandes parceiros estratégicos e verdadeiros geradores de leads realmente qualificados para a sua empresa.

Na minha opinião, a era do “só quero impressos” acabou e é preciso assumir, de uma vez por todas, a importância de veículos online e de nicho. O consumidor não quer mais um bombardeio de informações a todo momento. Ele quer receber somente informações sobre temas que tenham alguma relevância para ele, daí o sucesso de sites especializados em temas, como tecnologia, marketing digital, comportamento, entre outros.

Por isso repito, faça o exercício de identificar o comportamento de consumo de informação de seu público para, daí em diante, traçar em conjunto com sua equipe de PR, os melhores veículos para atingir e quais estratégias traçar.

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Comunicação na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: