A EMPRESA TEM A IDENTIDADE DE QUEM RESPONDE POR ELA

*Por Renniê Paro

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A reputação é a nova moeda de troca. E isso nunca foi tão verdade em tempos em que o poder está com o consumidor.  O que antes era uma via de mão única, com empresas “empurrando” seus discursos, agora não é mais aceito e as companhias que querem se manter vivas devem apostar no diálogo com seus clientes.

Diante disso, como se destacar no mar de informações que os jornalistas recebem? Como transmitir o DNA de sua marca por meio de sua atuação como profissional? Como se tornar o porta-voz ideal? É claro que para isso não existem fórmulas mágicas, mas seguir algumas orientações pode ajudar a se tornar referência em seu segmento:

– Tenha em mente as key words: Sim, ter definidas e bem claras as key words, ou seja, palavras chaves de sua empresa, é fundamental para uma mensagem clara sobre seu posicionamento. É importante também saber exatamente qual é o foco da entrevista para, dessa forma, direcionar a conversa para onde sua empresa tenha oportunidade de aparecer como um case de sucesso;

– Saiba para quem você está falando: Além de saber qual o veículo para o qual você está falando, é importante saber quem é o leitor desse meio de comunicação. Sua mensagem deve ser direcionada para que esse leitor possa mergulhar no universo de sua empresa e se sentir parte do discurso. Se o público é mais técnico, transmitir uma mensagem rasa não renderá uma boa entrevista, por exemplo;

– Transparência e gentileza fazem a diferença: quando um jornalista fizer uma pergunta, tudo bem contextualizar, mas ficar “enrolando” pode se tornar um problema e dar a percepção de que você não entende tão bem assim do assunto. O ideal é ser claro e objetivo e, caso não saiba ou não tenha a informação que o jornalista pediu, seja sincero e diga que no momento não a tem, mas que poderá levantar e enviar posteriormente;

Essas são orientações simples para se sair bem em entrevistas, seja pessoalmente ou por telefone, e conquistar a confiança e credibilidade dos jornalistas. Com isso as chances de você se tornar referência em determinado tema aumentam e, claro, a imagem positiva de sua empresa também.

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Comunicação na PiaR Comunicação.

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