CLIENTE E AGÊNCIA – UM CASAMENTO

gen_step3

*Por Renniê Paro

Quem é casado sabe que não é nada fácil. Que nem tudo é um mar de rosas e que problemas e desafios aparecem. Para superá-los é preciso alinhamento constante de expectativas, quanto cada um está disposto a investir na relação e ter objetivos comuns.

Essas características podem ser encontradas também na relação entre clientes e suas agências de PR. Para que os resultados sejam alcançados é preciso, antes de tudo, alinhar quais serão os principais objetivos da empresa na mídia e, a partir daí, traçar um plano de comunicação (já falamos sobre ele aqui).

Alinhadas as expectativas de cada lado, pautados assuntos relevantes e explicado como a imprensa funciona, a segunda etapa é que o cliente entenda a importância de manter um fluxo de insumos para elaboração de materiais de divulgação. Esqueça o filtro, passe tudo o que estiver acontecendo em sua empresa e deixe que a equipe de PR possa te indicar o que chamaria a atenção da imprensa.

Por outro lado, cabe à agência de PR cavar espaços e fazer ronda nas principais redações para manter contato constante com jornalistas estratégicos e, consequentemente, encaixar o cliente em pautas de mercado que estejam sendo feitas.

Transparência é a palavra que deve permear essa relação, em todos os momentos. Sua assessoria deve estar a par de tudo que acontece na empresa, seja bom ou ruim. Em casos de crise, por quaisquer motivos que sejam, a equipe de comunicação deve ser avisada, pois será a primeira a ser acionada pela imprensa, e não dar uma resposta rápida pode causar ainda mais problemas para uma marca.

Enfim, como em um casamento, haverá momentos de discordância e um realinhamento constante, mas é preciso ter em mente que para que a relação seja um sucesso é necessária dedicação diária e foco em manter a imagem positiva da empresa no mercado em que atua. Se ambos os lados tiverem isso claro em mente, tenho certeza que esse casamento será duradouro.

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Comunicação na PiaR Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: