5 SINAIS DE UMA ASSESSORIA DE IMPRENSA EFICIENTE

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Por Bruno Pinheiro

Em meus mais de 10 anos como assessor de imprensa e passando por N diferentes situações, cheguei a conclusão de que existe apenas uma grande verdade nesse setor. É um lema de levo comigo e que procuro transmitir para minha equipe e clientes: ATENDER É ENTENDER!

Parece clichê e simples demais, mas faz todo sentido. Canso de ver por aí profissionais de comunicação “deitando” regras sobre como ser uma assessoria de imprensa fenomenal, como o cliente deve se portar, como um atendimento deve falar, e etc. Acredito que a minha frase resume bem todas essas “fórmulas mágicas”. Se a agência de PR não entender a fundo seu cliente e suas necessidades, não o atenderá bem. E o inverso também se aplica, se o cliente não entender bem a mecânica de uma assessoria, não conseguirá ser bem atendido.

Por isso, pensei em listar cinco dicas para que startups possam identificar se o trabalho de uma AI tem sido eficiente:

Ela está sempre te “incomodando” para encontrar notícias:  Se a sua assessoria não está ‘pegando no seu pé’ full time para conseguir temas, pautas e materiais que possam render publicações, tem alguma coisa errada. O primeiro e mais forte sinal de que a agência contratada é eficiente, é exatamente a proatividade e interesse em fazer com que sua empresa esteja constantemente na mídia.

Ela te prepara para toda e qualquer situação com a imprensa: A imprensa é espontânea e imprevisível e é comum que você não esteja preparado ou não saiba lidar com a situação de imediato – e é ai que entramos na história. Uma boa assessoria te prepara e está ao seu lado em qualquer momento que você precise dela.

Ela entende com que público você precisa falar: ‘Atirar’ para todos os lados, definitivamente, não é uma boa estratégia. Uma agência eficiente vai estudar com muito cuidado o que nós chamamos de ‘cliente do cliente’ – a maneira certa de chegar em quem realmente pode gerar negócios para sua empresa.

Ela sabe a diferença entre image building e lead generation: Sim, são duas coisas bem diferentes que precisam ser trabalhadas.. Para construção de imagem, a assessoria precisa criar um planejamento estratégico, aproximando sua empresa dos principais veículos e jornalistas, para que você seja conhecido e reconhecido como especialista em sua área. Para a geração de lead, por sua vez, é preciso que a agência estude de forma detalhadao seu público alvo, para que consiga chegar até ele assertivamente, gerando novos negócios para você.

Ela tem uma sólida rede de contatos na imprensa:  Sua assessoria precisa ter muito mais que um mailing – precisa ter relacionamento com os jornalistas. Uma agência que não tem uma rede de contatos sólida terá o dobro de trabalho para alcançar seus objetivos – assim como para construir a imagem de sua empresa é necessário que os jornalistas conheçam e confiem no seu trabalho, com a assessoria não é diferente.

 

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